Enologia e eleição da OAB na Câmara
Nesta terça-feira (20) foi realizada a 39ª sessão ordinária na Câmara Municipal de Brusque. Na pauta de votação foram aprovadas moções de congratulação do vereador Roberto Pedro Prudêncio Neto (PSD) aos advogados Paulo Piva e Renato Munhoz pela eleição como presidente e vice, respectivamente, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Brusque, e a Tullo Cavalazzi Filho e Marcus Antônio Luiz da Silva, pela eleição à presidência e vice-presidência da OAB/SC.
Os vereadores enalteceram os brusquenses Marcus Antônio Luiz da Silva e Fabrício Gevaerd pela vitória. Principalmente pelo fato de que um brusquense é conduzido à vice-presidência da OAB estadual. O vereador Ademir Braz de Sousa (PMDB) também comentou sobre a importância das eleições da OAB e a alternância de poder, onde o mesmo grupo já perdurava há 20 anos.
Ainda na sessão desta terça-feira, os vereadores quebraram o protocolo e abriram espaço para que alguém presente no plenário pudesse se manifestar. O espaço foi cedido ao brusquense, porém naturalizado italiano, Rafael Fernando Silveira, formando em enologia (ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda). Rafael falou sobre a evolução da profissão, especialmente no Brasil, e o reconhecimento hoje dado pela presidente Dilma Rousseff, reconhecendo a atividade como profissional.
O vereador Ademir Braz de Sousa cobrou uma posição do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (Crea-SC) quanto a algumas obras que estariam sendo realizadas em Brusque e que, em sua opinião, não estariam respeitando as normas do plano diretor do município. Especialmente no diz respeito às calçadas.
Segundo Braz de Sousa, até o momento não obteve nenhuma resposta do órgão. Outro ponto observado pelo vereador é que existem obras na cidade que estão sendo feitas sem a placa indicativa com o nome do engenheiro responsável pelo serviço.
Ainda na sessão ordinária da Câmara, foi aprovada, em primeira discussão e votação, a recomendação do parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela aprovação da prestação de contas da prefeitura de Brusque, referentes ao ano de 2010. A aprovação das, seguindo a orientação do Tribunal, foi unânime pelos vereadores. A segunda votação ocorrerá na próxima sessão ordinária, agendada para o dia 27 de novembro, às 13h30min.